Raça

24/09/2012 12:08:50

Cocker Spaniel Inglês

Enviar


Os spaniels atuais provêm diretamente das ilhas britânicas, mas descendem dos épagneuls que, levados a elas em tempos longínquos, sofreram importantes modificações através de seleções cuidadosas e complexas.

Entre os spaniels mais conhecidos, está o cocker, cujo tipo moderno se originou em Gales e Denvonshire, diferenciando-se claramente do primitivo, que era um pouco parecido com o springer atual.

O cocker spaniel inglês é um exímio caçador, usado originalmente para caça de aves. Devido ao seu pequeno porte é capaz de mover-se com desembaraço em terrenos de vegetação densa, intransitável para os cães de aponte.

Dotado de excelente olfato, o cocker spaniel descobre a presa e a levanta, mantendo-se sempre a curta distância do dono.

Alegre, robusto e esportivo, o cocker spaniel inglês é bem equilibrado, compacto. O nariz da raça é largo, os olhos são grandes e escuros, expressando inteligência e doçura. As orelhas do cocker, tem forma lobular, de inserção baixa, na altura dos olhos, e é coberta com pelos lisos e sedosos.

A cauda do cocker prolonga a linha dorsal, e tem porte brincalhão. A pelagem da raça cocker é lisa, de textura sedosa, nunca dura nem ondulada, com franjas de comprimento suficiente; nunca deve ser muito abundante, nem crespo.

As cores admitidas para o cocker spaniel são muitas. Nos unicolores o branco é aceito somente no peito.

O tamanho médio da raça cocker spaniel é de 40 cm, para os machos e de 38,5 cm para as fêmeas, medidos sempre a altura da cernelha. O peso fica entre os 12 e 14,5 kg.

Ficha
Raça Cocker Spaniel Inglês
País de origem Grã-Bretanha
Nome orginal English Cocker Spaniel
Grupo 8 Retrievers, Levantadores e Cães D'água
Utilização Levantador de Caça
Porte Médio
Necessidade de exercício diário Alta
Temperamento Alegre, Dócil, Destemido, Afetuoso, Ativo
Adestrabilidade Alta

 

Copyright 2011 - 2017, Solarweb Todos os direitos reservados. Solarweb Tecnologia Digital