Raça

24/09/2012 12:05:42

Chihuahua

Enviar


O chihuahua é uma das poucas raças caninas autóctones do continente americano. Apesar das suas dimensões reduzidas, o chihuahua possui uma natureza forte e caça em forma insuperável pequenos roedores. Ë classificado como cão de salão e de luxo, e possui toda a graça travessa do terrier.

Como cão de guarda o chihuahua está sempre alerta, é extremamente fiel ao seu dono. É possível que o chihuahua seja a menor raça que existe. Não são raros os exemplares adultos que pesam menos de 1 kg.

Hoje em dia, é criado também em países de clima mais rigoroso com muito sucesso, mas a origem da raça é mexicana.

A característica mais notável desta raça, entre todas as demais, é sem dúvida, o seu minúsculo tamanho.

Há exemplares da raça chihuahua que pesam de 900 gr à 3,5 kg mas o peso médio é de 1,5 kg. O seu corpo é enxuto, está sempre alerta, é vivaz, ágil e muito inteligente.

Valente, o chihuahua é capaz de, corajosamente, enfrentar a cães maiores. É muito afetuoso com o dono mas não tolera facilmente os desconhecidos. Late furiosamente e dá o alarme ante o menor movimento suspeito.

Os olhos do chihuahua são muito brilhantes e cheios. As orelhas são grandes e bem separadas entre si. Quando em estado de alerta mantém-se eretas.

A pelagem do chihuahua pode ser longa e ondulada (em exemplares mais raros), ou curta, aderente e brilhante, na maioria dos exemplares.

Ficha
Raça Chihuahua
País de origem México
Nome orginal Chihuahua
Grupo 9 Cães de Companhia
Utilização Companhia
Porte Pequeno
Necessidade de exercício diário Média / Alta
Temperamento Vivaz, Corajoso, Alerta
Adestrabilidade Média / Alta

 

Copyright 2011 - 2017, Solarweb Todos os direitos reservados. Solarweb Tecnologia Digital