Notícias

20/09/2013 16:41:31

Quando devo colocar roupas no meu cachorro?

Enviar


Há vários tipos de roupas e acessórios feitos especialmente para os pets. Tem dono que adora colocar essas roupinhas diariamente em seus cães e fazem uso dos mais diversos acessórios, mas os que muitos não sabem é que, às vezes, isso pode fazer mal ao bichinho. O cãozinho pode ser alérgico, pode apresentar quadros de um caso grave chamado hipertermia e pode até sofrer com problema de pele.

Para tirar todas as dúvidas que podem surgir sobre o uso de roupinhas nos cães, conversamos com o médico veterinário Rogério Henrique Girotto:

Todos os cães se sentem bem usando roupinhas?
"Nem todos os cachorros se sentem bem usando roupas, alguns não acostumam com a 'segunda pele', por isso, sempre é bom, quando filhote, verificarmos se o animalzinho está sentindo frio, e acostumá-lo aos poucos com a roupinha. A melhor forma de acostumá-lo a utilizar roupas é tornando esse momento prazeroso. Ofereça petiscos e agrade seu cão antes de colocar a roupinha. Não insista em deixar seu pet vestido se ele estiver incomodado com isso. Esse tipo de comportamento o deixará traumatizado. Sinais como inquietação ou imobilidade demonstram desconforto. A intenção não deve ser podar a vida livre do animal; então, nesses casos, aceite o fato de que seu peludo não gosta de roupas. Percebendo que ele não quer, o melhor é não insistir".

Quando as roupas são prejudiciais?
"Nos animais peludos e/ou gordos, agasalhar só vai contribuir para uma hipertermia (quando a temperatura do corpo sobe além do normal). Para alguns cães, o contato do tecido com o corpo pode provocar coceira e até mesmo uma doença de pele. Se houver predisposição, pode ocorrer um problema muito comum, que é a alergia a tecidos. Os cães de pele clara/rosada têm maior pré disposição a apresentar alergia, pois são mais sensíveis. Ela pode ocorrer, também, devido ao uso de produtos químicos na hora da lavagem das roupinhas do seu animalzinho. É comum cachorros sofrerem processo alérgico a determinados produtos de limpeza".

Que outros problemas físicos e comportamentais elas podem acarretar? O animal pode adoecer?

"Além dos problemas citados acima, a pelagem pode ficar repleta de nós. A restrição fica por conta daqueles que sofrem com doenças de pele, como a dermatite, pois o acessório diminui a oxigenação e pode piorar o problema. Nesse caso, pode vir a ter também dificuldades comportamentais como ficarem tristes no canto ou nervosos tentando tirar a roupa. Podem ainda adoecer por fatores secundários, como problema de pela e alergia".

Existe alguma raça específica que não pode usar roupas?
"Não, porém, em animais obesos e/ou com pelagem comprida, não se recomenda e não há necessidade de utilização de roupas para aquecer. Só utilize se perceber que o seu animalzinho está mesmo sentindo frio".

Quando usar roupas em cães?
"Quando perceber que seu animalzinho está sentindo frio, quando ele estiver tosado e o clima esfriar e em animais magros e com pelo curto".

Copyright 2011 - 2018, Solarweb Todos os direitos reservados. Solarweb Tecnologia Digital