Notícias

28/11/2013 17:14:15

Alimentação ideal

Enviar


A nutrição nunca foi tão associada à saúde como nos dias de hoje.  A escolha do alimento correto pode mudar a vida de qualquer ser  vivo, inclusive dos animais de estimação. É através de uma boa alimentação que os animais se desenvolvem corretamente e tornam-se resistentes.

Há uns 30 anos atrás, os alimentos industrializados para cães e gatos  não eram tão disponíveis como hoje e a comida caseira predominava na alimentação dos animais de estimação. Como a proximidade do homem com seus pets é cada vez maior e essa relação de amor cresce cada vez mais, surgiu a  necessidade de  alimentos que proporcionassem mais saúde e de uma forma completa e balanceada, diferente das comidas caseiras e sem o trabalho de prepará-las. O melhor alimento para seu cão ou gato, atualmente, é uma ração de boa qualidade!

A diversidade nos tipos de rações existentes é grande. Existem alimentos para todas as fases e estilo de vida, de acordo com o tamanho, com o tipo de pelagem, para animais castrados e até específicas para determinada raça. Desta forma, é importante pedir orientação ao veterinário sobre qual seria a melhor opção para o seu pet.
Classificam-se ainda, de acordo com a qualidade e preço, em:

  • básicas ou econômicas,
  • standard,
  • premium,
  • super premium.

Do ponto de vista nutricional a super premium e a premium são as mais apropriadas para os animais.

Depois de escolhida, é importante seguir a orientação do fabricante da ração sobre a quantidade a ser dada diariamente, que vai depender do peso do animal e da fase da vida, se filhote ou adulto. O correto é oferecer essa quantidade dividida em 3 ou 4 vezes, no caso de  filhotes, e no mínimo 2 vezes, no caso de  adultos, e em  horários fixos.
Tanto o homem quanto os animais são o reflexo do que se alimentam, portanto, um pet alimentado com uma ração de qualidade será um pet saudável, com pelagem brilhante e macia, ossos fortes, musculatura resistente, sistema imunológico fortalecido para combater doenças, ou seja, um pet feliz!

Mais algumas dicas:

  • Manter sempre água limpa e disponível,
  • Não deixar a ração por mais de uma hora no comedouro, evitando atração de insetos ou qualquer outra alteração que possa afetar o animal, caso coma a ração passada,
  • Ao trocar uma marca por outra, passar uns 3 dias misturando a ração antiga com a nova, até a antiga acabar, para que a substituição não cause diarréias.
  • Manter a embalagem da ração sempre bem fechada,
  • Não oferecer comida caseira. A ração de boa qualidade  é um alimento completo e balanceado para seu animal.
Copyright 2011 - 2019, Solarweb Todos os direitos reservados. Solarweb Tecnologia Digital