Dúvidas Frequentes

Enviar


Comportamento

Quer ajudar ou corrigir algum comportamento de seu bichinho? Sempre tem como melhorar!

O filhote está dormindo demais... ele pode estar doente?

Os filhotes, assim como os bebês humanos, dormem bastante MESMO. Eles alternam períodos curtos de relativa atividade com longos períodos de sono. Isso é normal. O que NÃO É normal são filhotes permanentemente apáticos. Neste caso, procure seu veterinário.

Meu filhote sempre chora durante a noite. O que devo fazer?

O filhote chora porque sente falta da mãe e dos irmãos. Para acostumá-lo gradualmente a ficar sozinho, o ideal é dar um pano com o cheiro da mãe com o qual ele deve dormir. Manter um som baixo e constante vai fazer o cão lembrar da respiração materna e acalmá-lo. Um simples relógio que faça "tic-tac" pode ajudar. Além de dar uma caminha confortável, cansar o filhote com brincadeiras antes de dormir vai fazer com que ele pegue no sono. Se o cãozinho insistir em chorar, não vá até onde ele está. Se o dono for ver o cão toda vez que ele chorar, ele vai entender que, ao fazê-lo, ele é atendido e usará essa tática sempre. O ideal é ter certeza de que o cão está bem antes de dormir e depois ignorar seus chamados.

Dicas para o cão não subir nos móveis

Os cães sobem nos móveis ou porque foram ensinados ou porque são recompensados ao subirem. Quando o cão pula no sofá, por exemplo, além de conseguir a nossa atenção, o próprio sofá o recompensa, pois torna a sonequinha do bicho super confortável. O truque é impedir que ele seja recompensado ao pular. Mas como evitar que aquele sofá macio, gostoso de deitar, não torne a soneca do seu cão mais agradável? Aí vai uma dica: coloque algo que deixe o móvel desconfortável. Tiras de fita adesiva viradas pra cima assustam o cachorro, pois, quando ele as toca, ficam presas no pêlo dele, causando uma sensação de desconforto. Depois disso, o cão não tentará subir no sofá por algum tempo. Um outra saída é colocar papel filme – do tipo que serve para vedar pratos de comida – sobre o sofá. Mas cuidado com os cães que costumam comer tudo que vêem pela frente, pois pode fazer mal... Nesses casos, procure estar perto para evitar que o cachorro engula o plástico ou as fitas.

É possível educar um cão velhinho?

Claro que sim! Assim como as pessoas mais idosas também podem aprender. Provavelmente, você terá um pouquinho mais de trabalho para mudar alguns hábitos mais antigos, exercidos pelo cachorro durante boa parte de sua vida. Do mesmo jeito, por exemplo, que é difícil modificar certas manias das pessoas mais velhas. No entanto, a diferença entre os cães e nós, humanos, é que com eles a coisa é mais fácil... A capacidade do cachorro para se adaptar a novas regras é incrivelmente surpreendente! Sendo assim, acredite no seu velho amigo! Afinal, não existe uma idade determinada para o cérebro parar de aprender. Fonte: Cão Cidadão

Como ensinar o cãozinho a fazer as necessidades no local correto?

Existem várias dicas para ensinarmos o filhote a fazer xixi no lugar certo. A principal é que temos que escolher o lugar certo para que ele possa fazer suas necessidades. O “banheirinho” do cachorro deve ser um local de fácil acesso, mas longe dos potinhos de comida e água, e do local onde o cão dorme e brinca. Forre a área apropriada, com bastante jornal, e com o tempo vá reduzindo a área. Outra opção é o uso de tapetes higiênicos, que podem ser encontrados com facilidade no mercado pet. Eles absorvem melhor o xixi que o jornal, e têm um cheirinho que estimulam os cães a fazer as necessidades ali. O treino começa cedo, logo que o filhote chegar em casa. Não é difícil, mas requer calma e paciência. Para isso, é preciso criar uma rotina, levar o cão várias vezes ao local apropriado: assim que ele acordar, depois de comer, antes de dormir. Temos que estimular que cão use o seu banheirinho. Também podemos perceber quando o cachorrinho mostra algum sinal de que quer se aliviar: ele começa a cheirar o chão, rodopiar e ate abrir a pata lentamente. Nesta hora, pegue-o no colo e leve rapidamente até o local correto, para que ele fique no banheiro dele. Permaneça por perto e, assim que ele fizer o xixi, não esqueça de recompensá-lo. Só não podemos mostrar o petisco antes dele fazer xixi, pois ele pode se desconcentrar. Logo que ele terminar dê a ele um petisco e mostre que você ficou feliz, afinal, ele acertou o local. Neste exato momento, ele estará recebendo sua atenção, ele ficará feliz. Com o tempo, ele vai associar o alivio no lugar determinado a um petisco e atenção. Repita esse procedimento várias vezes. Se o cãozinho errar o local, não dê bronca! Ele ainda está aprendendo, por isso não dê atenção ao erro. Também não limpe o xixi na frente dele. Leve o filhote para uma outra área, e só então limpe o xixi. Para esse procedimento, você usar um produto especial, neutralizador de odores – encontrado em pet shops – para eliminar o cheiro de urina.

Copyright 2011 - 2017, Solarweb Todos os direitos reservados. Solarweb Tecnologia Digital