Dúvidas Frequentes

Enviar


Zoonoses

Zoonoses são doenças de animais transmissíveis ao homem, bem como aquelas transmitidas do homem para os animais. Os agentes que desencadeiam essas afecções podem ser microorganismos diversos, como bactérias, fungos, vírus, helmintos e rickettsias.

Cachorro na praia transmite doenças?

Parcialmente correto. Nem todo o cão pode transmitir doenças às pessoas se freqüentar a praia. Porém, se o cão estiver com vermes e defecar na areia, os ovos microscópicos desses parasitas se transformarão em larvas. Essas larvas podem penetrar na pele das pessoas causando o "bicho geográfico". Os cães que são vermifugados, ou seja, tomam remédio para vermes regularmente, não transmitirão as larvas às pessoas. De qualquer modo, deixar o cão "fazer cocô" na praia, com o sem vermes, é errado. Lembre-se sempre de ser um dono responsável.

Cachorro que corre em volta do rabo está louco?

Errado. Muitos cães correm atrás do rabo por costume, ou por uma manifestação de ataque convulsivo. O cão que corre atrás do rabo, não está louco, nem com raiva.

A mordida/baba do cachorro transmite a raiva?

Parcialmente correto. Os cães afetados pela raiva salivam bastante ("babam") por não conseguirem engolir a própria saliva, devido à paralisia que a doença causa. A mordida desses animais transmite a raiva. Porém, um cão só pega raiva se for mordido por outro animal doente. A maioria dos cães não é portadora do vírus da raiva, principalmente aqueles vacinados. Assim, apenas a saliva ("baba")/mordida de um animal DOENTE, transmitirá a raiva.

Como as pulgas afetam a saúde de meu cachorro?

Além do incômodo e da irritação que as pulgas produzem ao andar e picar o cachorro, existe um transtorno freqüentemente associado a animais sensíveis que é a hipersensibilidade ou alergia (Dermatite Alérgica por Picada de Pulga - DAPP). Além disso, elas podem transmitir verminoses e doenças infecciosas aos animais de estimação.

Copyright 2011 - 2017, Solarweb Todos os direitos reservados. Solarweb Tecnologia Digital