Dúvidas Frequentes

Enviar


Intoxicações

O envenenamento de um cachorro ocorre involuntariamente (acidental) como a ingestão de plantas tóxicas domésticas ou voluntariamente (criminosa) e você tem que perceber a intoxicação tão logo seu animal começar a apresentar os primeiros sintomas. O problema é que nem sempre este tempo é viável para salvar a vida do seu melhor amigo, a não ser que você consiga agir com rapidez.

Como proceder num quadro de intoxicação?

Devido a grande quantidade de substâncias tóxicas e seus princípios ativos, devemos tomar cuidado com qualquer procedimento, sendo ideal procurar seu médico veterinário de confiança. Importante ressaltar: - Nos casos de envenenamento por ingestão de medicamentos e plantas, a medida indicada é provocar o vômito. - Não provoque o vômito, se o animal estiver desmaiado ou em convulsões, nem se a intoxicação foi provocada por produtos derivados de petróleo, por pesticidas (agrotóxicos), ou ainda, nos casos de ingestão de substâncias cáusticas ou corrosivas (como soda cáustica, etc.), inseticidas, detergentes de máquina de lavar roupas, querosene, gasolina. - Guarde a embalagem do produto, restos da substância ou o material vomitado, para facilitar a identificação pelo médico veterinário. No caso de remédios, tente descobrir quantos comprimidos foram engolidos e quando ocorreu a ingestão. - Caso o animal faça uso de medicamentos sempre informar ao veterinário no ato do atendimento.

Quais são os sintomas de uma intoxicação?

Reações mais possíveis em uma intoxicação: - Salivação abundante. - Respiração ofegante, rápida e constante. - Dores abdominais. - Tremores em várias partes do corpo ou nele todo. - Desmaio repentino. - Coração acelerado (taquicardia). - Convulsões. - Náuseas. - Hemorragias. - Sonolência extrema. - Fraqueza para se locomover. A partir dos sintomas acima, procure o veterinário de sua confiança mais rápido possível, pois quanto mais rápido for o atendimento, mais chances seu cachorro terá de sobreviver.

Copyright 2011 - 2017, Solarweb Todos os direitos reservados. Solarweb Tecnologia Digital